A Casa de Algar

O termo 'Algar' provém do árabe 'Al-gar' e significa 'caverna/cova' constituindo uma cavidade natural formada pela água, sendo que na propriedade existem diversas minas, poços e reservatórios naturais de água.
A quinta situa-se numa encosta virada a sul protegida por montes que propiciam um microclima favorável à maturação das uvas e à proliferação de uma biodiversidade rica e diversificada.

recuperada nos anos 90

Casa principal

A Casa principal remonta ao século passado, tendo sido recuperada nos anos 90. O respeito pela traça original foi o pilar da reconstrução, mantendo-se a cozinha em pedra com o forno de lenha, as janelas em guilhotina e muitos dos artefactos e mobiliário antigo existentes na casa.

Exterior

No exterior foram criados diversos recantos, espaços relvados rodeados por uma multiplicidade de flores e uma piscina onde se pode apreciar o pôr-do-sol atrás da Serra da Boneca.

À entrada da quinta encontra-se a casa para turismo rural.

Casa dos hóspedes

A casa de pedra foi recentemente reconstruída, após os incêndios de 2017 e combina o rústico com o moderno, proporcionando uma confortável estadia com amigos e família.

Biodiversidade na Casa de Algar

Para além das vinhas

Na quinta abundam as frutas cítricas, figos pingo de mel, maçãs, pêras e cerejas, para além de diversas árvores autóctones, desde pinheiros, carvalhos, sobreiros e azinheiras e uma diversidade de flores que pintam a propriedade de cores ao longo do ano.

À entrada da quinta, na zona mais alta da propriedade, encontra-se a casa de turismo rural.

Casa dos hóspedes

A casa de pedra foi recentemente reconstruída, após os fogos de 2017, e é composta por 6 suítes, uma cozinha e uma sala comum com saída para o pátio exterior.
É uma casa que combina o rústico com o moderno, proporcionando uma confortável estadia em família.

outra das propriedades da família

Covas

Junto à margem Sul do Rio Douro, situa-se outra das propiedades da familia, onde o Loureiro e Vinhão são as castas de eleição.
Com acesso a uma praia fluvial e envolta por antigas casas de caseiros, há uma pequena capela em reconstrução.

Junto à margem Sul do Rio Douro, em Covas,

situa-se outra das propriedades da família

onde o Loureiro e Vinhão são as castas de eleição. Com acesso a uma praia fluvial e envolta por antigas castas de caseiros, há uma pequena capela em reconstrução.

Tradicionalmente as vinhas eram plantadas nas bordaduras das parcelas e com predominância de castas tintas, nomeadamente o “Vinhão”. A reconversão das vinhas iniciou-se nos anos 90 e foi modernizada com a plantação em bardos e a introdução de novas castas não tradicionalmente usadas, o que permite produzir vinhos de grande qualidade e que expressam as características da região, cada vez mais voltada para os brancos.

Adega & Sala de Provas

A Casa de Algar dispõe de uma adega onde vinifica os seus vinhos brancos e tintos e uma Sala de Provas onde pode degustar os vinhos verdes da casa juntamente com petiscos para acompanhar.